Brokermix Brasil
Olá! Estamos aqui para te ajudar.
WhatsApp
1
Plano de SaúdeSeguro de VidaSeguro AutoOutros Seguros
VendasSuporte pós-venda

Preencha e inicie uma conversa pelo WhatsApp

Reembolso para autismo pelo plano de saúde, como receber?
top of page

Reembolso de tratamentos para autismo pelo plano de saúde, como receber?

Atualizado: 17 de nov. de 2024

Os planos de saúde são obrigados a cobrir o tratamento para o autismo no Brasil de acordo com a Lei 12.764/2012, conhecida como Lei Berenice Piana, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas nem todos os planos oferecem a opção do tratamento por reembolso.



A lei determina que os planos de saúde devem cobrir os tratamentos para o autismo, que incluem atendimento multidisciplinar, psicoterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagogia e medicamentos, entre outros. No entanto, a cobertura pode variar de acordo com o plano de saúde contratado.



A Lei 9.656/98, que regula os planos de saúde, também determina a obrigatoriedade da cobertura de tratamentos para doenças listadas na Classificação Internacional de Doenças (CID), incluindo o autismo.


Mas importante ressaltar que, embora a cobertura do tratamento para o autismo seja obrigatória, é necessário verificar as condições específicas de cada plano de saúde, como a abrangência geográfica, o período de carência e as limitações de cobertura.


Então verifique se a operadora do plano de saúde oferece as condições para o reembolso do tratamento para Autismo. A maioria das operadoras de plano de saúde oferece o tratamento com profissionais credenciados pelo plano, mas há opções no mercado que permitem que o paciente escolha qualquer profissional e solicite o reembolso posteriormente.

Se o seu plano é um seguro saúde ou plano que oferece a opção do reembolso, não estando mais na carência do seu contrato, é possível fazer a utilização do reembolso quando a rede de atendimento não fornece o tratamento. Para isso é necessário seguir alguns passos. Confira abaixo:


Confira quais planos oferecem reembolso de tratamentos como consultas e terapias.

1) O primeiro passo é ter em mãos um diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e um encaminhamento médico antes de iniciar o tratamento. É o diagnóstico e encaminhamento que vão garantir acesso aos tratamentos.


2) Solicite a nota fiscal ou recibo: Para solicitar o reembolso, é necessário apresentar a nota fiscal ou recibo do serviço prestado pelo profissional ou instituição de saúde. É importante solicitar esse documento sempre que realizar um procedimento ou terapia relacionados ao tratamento do Autismo. E evite receber um único recibo ou nota descriminando vários procedimentos, pois se houver um erro no documento, pode comprometer o ressarcimento de um valor alto em dinheiro. Então prefira um nota ou recibo para cada procedimento e vá pedindo os reembolso à medida que for realizando e pagando cada um.


3) Envie o pedido de reembolso: Após a realização do procedimento ou terapia, o paciente ou seu responsável legal deve enviar o pedido de reembolso para a operadora do plano de saúde. Nesse momento envie juntamente o laudo médico que comprove o diagnóstico de TEA e também o pedido médico de encaminhamento para o tratamento. Geralmente, esse pedido é feito por meio de formulários disponibilizados pela operadora ou por meio de um aplicativo ou plataforma online.



4) Aguarde a análise do pedido: Após o envio do pedido de reembolso, a operadora do plano de saúde irá analisar o pedido e verificar se as condições para o reembolso foram atendidas. O prazo para análise pode variar de acordo com a operadora do plano.

Receba o reembolso: Se o pedido de reembolso for aprovado, a operadora do plano de saúde irá realizar o pagamento do valor estipulado no contrato. O valor pode variar de acordo com o plano de saúde contratado e as condições do reembolso.


É importante lembrar que o processo de reembolso pode variar de acordo com a operadora do plano de saúde e as condições do contrato. Por isso, é fundamental verificar as condições do plano de saúde antes de contratar e acompanhar o processo de reembolso para garantir o recebimento do valor estipulado.


Para facilitar, conte com profissionais experientes desde a contratação até o suporte durante os reembolsos.

No processo de encontrar o plano certo, que ofereça o melhor suporte ao tratamento bem como a opção do reembolso e de forma a se encaixar nos seu orçamento, conte com nossa ajuda.


Aqui na Brokermix, como corretora especializada em planos de saúde, temos mais de 17 operadoras de planos de saúde parceiras, desde as mais reconhecidas nacionalmente e também excelentes opções de operadoras regionais.


Conte com nossa experiência de mais de 15 anos como consultoria, pois nosso trabalho não é simplesmente vender planos de saúde, mas sim auxiliar você na escolha da plano que se encaixe nas suas necessidades e na sua disponibilidade financeira.




bottom of page