WhatsApp Widget
Olá! Estamos aqui para te ajudar.
WhatsApp
1
top of page
Foto do escritorValor pra você

Pagar plano de saúde ou guardar dinheiro?

Atualizado: 14 de jun.

Se você decidir por não contratar um plano de saúde, sua decisão, provavelmente, estará baseada em um das 2 possibilidade abaixo:

  1. Ter um plano de saúde não cabe em seu orçamento.

  2. Você tem orçamento suficiente, mas mesmo assim opta por não ter.

E se sua situação é a primeira, a melhor decisão é buscar aumento de renda, cuidar bem da saúde que possui e torcer para não precisar do sistema público, que quase sempre não oferece vagas suficientes e no prazo adequado para um tratamento honesto.




Mas se o seu pensamento é que você usa pouco, está saudável, e pode guardar o dinheiro que usaria para pagar um bom plano de saúde, é bom você considerar alguns pontos:


1) Não imagine quanto custa um tratamento, mas procure saber exatamente qual seria o investimento em tratamentos como: quimioterapias para o câncer, transplantes, UTIs, hemodiálises, etc. Apenas sabendo quanto se gasta, você poderá ter uma meta de reserva financeira suficiente para não depender do SUS.


2) Não seja tolo acreditando, mesmo que não confesse, que com você não acontece. Todas as pessoas que estão doentes hoje, estiveram um dia saudáveis. E talvez tenham pensado da mesma forma que você. A doença e os acidentes costumam chegar sempre antes de terminarmos de guardar todo o dinheiro suficiente para custear um tratamento digno.


3) Se você não tiver renda e tempo suficiente para guardar valores suficientes para um bom tratamento, considere a possibilidade de contratar um plano ou seguro para proteger-se.

Outras questões para refletir

1) o que é mais importante para um tratamento de qualidade?

2) como deve ser um bom plano de saúde?

Para a primeira pergunta creio que a resposta comece por ter acesso a médicos competentes, especialistas e uma boa infraestrutura hospitalar e de exames.


E para ter este acesso a um tratamento digno posso contar com 3 opções:


a) sorte para conseguir vaga em um bom hospital do SUS;


b) disponibilidade rápida de muito dinheiro para pagar bons médicos, hospitais e laboratórios privados.



E se você empacou na opção b, concluindo que é melhor guardar o dinheiro para quando adoecer ("e se adoecer", você pode dizer), vou concordar que você está sobre uma premissa certa, mas a conclusão, no curto prazo, pode ficar diferente do proposto.


Até mesmo um dono de hospital precisa de um bom plano de saúde. Sabe por quê?

Com certeza um dono de hospital nos diria que deve haver uma separação entre o dinheiro dele e o dinheiro do hospital. O hospital é uma empresa. Ele não poderia fazer um tratamento dele ou de um filho, por exemplo, no hospital e gastar recursos da empresa.


Bons tratamentos custam caro. Há casos de pessoas que literalmente quebraram suas empresas para pagar tratamento médico, porque no desespero utilizam o capital de giro, vendem o que não deveria 'a preço de banana' e perdem o que conquistaram por falta de planejamento e por não ter um bom plano.

Mas o que é um bom plano?

Um dono de hospital nos explicaria que um bom plano deve ter, além de bons conveniados, como médicos, laboratórios e hospitais, também dinheiro suficiente para pagar bons procedimentos sem demora, nos melhores hospitais e com os melhores médicos, pois se você ou alguém de sua família, precisar, não vai querer gastar seu patrimônio num tratamento de alto custo.


Rede de atendimento é importante, mas não é tudo.

Uma boa rede de atendimento, com muitos médicos, também pode indicar que o plano tem qualidade, mas é preciso cuidado. Muitos adotam este como o único critério e acabam contratando planos mancos.


Um plano ter muitos credenciados, indica que ele tem muitos usuários e é por isso que credenciou muitos médicos. De forma alguma isto é uma garantia da qualidade do plano em si, e muito menos da qualidade dos profissionais cadastrados.

O plano pode ter muitos médicos, mas talvez não tenha dinheiro para custear os melhores tratamentos.

Não confunda valor com preço. Um panorama adequado da diferença entre um bom plano de saúde e aqueles que focam apenas no lucro, pode ser entendido a partir da oposição entre valor x preço.


Uma pick-up possui um preço de venda mais alto do que um carro compacto. Isso não significa que ela seja mais cara, mas sim que sua utilidade tem maior valor.


Como escolher um bom plano de saúde?

Ao escolher seu plano, não caia no erro de pautar a escolha exclusivamente no preço e na rede de atendimento. Verifique questões como:


Facilidade de liberação de procedimentos de auto custo - pergunte no hospitais e laboratórios. | Situação financeira do plano - além dos hospitais e laboratórios, a ANS é uma fonte muito confiável. Além de notícias já publicadas. Uma excelente opção é pesquisar no Google Notícias. | Defina se a diferença de preço entre um plano popular regional e o de um plano nacional de uma grande operadora realmente não pode ser absorvido em seu orçamento. Ter um plano nacional pode ser mais que útil para recorrer a especialistas renomados que não estão na sua cidade para casos de doenças mais complexas.


Fale com um consultor especializado independente, isto é, que não seja funcionário do plano e não trabalhe exclusivamente para este.


Busque uma mentoria para sua escolha

Antes de preferir o atendimento no particular ou escolher sozinho seu plano de saúde, conte com ajuda profissional para lhe apresentar opções que tragam melhor custo x benefício.


A Brokermix Benefícios é uma das empresas que se destacam por ser especializada em planos de assistência médica e odontológica das maiores operadoras de seguro saúde do país.


Todo o trabalho de cotação, orientação, suporte na contratação e no pós-venda é feito de forma gratuita sem impactar no preço dos planos, pois a Brokermix Benefícios é remunerada diretamente pelas operadoras de plano de saúde, conforme estipulado em lei específica que garante a intermediação comercial por corretores legalmente habilitados e sem ônus para o cliente.


Para solicitar um orçamento comparativo dos melhores planos faça seu pedido através do link abaixo. As cotações são enviadas por e-mail ou whatsapp e você também poderá contar com reuniões de orientação por telefone, Skype, Chamados de Vídeo pelo WhatsApp ou Google Reuniões.


Leia também: Brasileiros se rendem a planos de seguradoras internacionais para uso no Brasil. Reembolso de 100%, aceitação no Einstein e planos para pessoa física são os maiores atrativos.






16 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page